Cadastro de pessoas

Criada por Gabriele dos Santos Mietlicki, Modificado em Seg, 18 Mar na (o) 9:50 AM por Gabriele dos Santos Mietlicki

Permissões

Menu superior > Configurações de Usuário > Módulos x Perfis de Acesso > Cadastro de Pessoas 

*Administrador Básico: Visualiza todas as pessoas cadastradas no Sistema Apollus e gera os relatórios disponíveis.
*Administrador Master: Além de possuir as permissões do Administrador Básico, cadastra e edita pessoas para as unidades com permissão.


Para mais informações sobre permissões busque pelo manual de permissões.


Acesso ao Módulo

Menu lateral > Cadastros Auxiliares > Pessoas > Consultar e Registrar 

Use os filtros para pesquisar

Ao lado do botão de pesquisa existe um botão que expande/recolhe filtros secundários.

Use opção NOVO para um novo cadastro


Novo Cadastro de Pessoas

*Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório


  • Dados Pessoais:

Status: Selecionar se ativo, inativo ou candidato.

Nome*: Inserir o nome completo do colaborador

Foto: Arrastar e soltar o arquivo ou clicar para pesquisar no seu computador.

País: Campo virá preenchido como Brasil caso este seja o único país cadastrado.

Estado civil: Selecionar Solteiro, Casado, Divorciado, Viúvo ou Separado.

BR/PDH: Informar se é um Beneficiário Reabilitado, Portador de Deficiência Habilitado ou Não aplicado.

Data Nascimento: Informar a data, mês e ano do registro de nascimento.

Data Base: Se disponível na base pode ser preenchida com a data base, caso esteja em branco o sistema usará a mesma data da admissão neste campo.

Tipo Sanguíneo: Informar o tipo sanguíneo do colaborador.

Sexo: Informar masculino ou feminino.

Informações Adicionais: Usar este campo para complementar o cadastro caso seja necessário.

  • Documentos:

CPF*: Inserir o CPF do colaborador. O CPF precisa ser válido, do contrário o sistema limpará o campo e solicitará novamente o preenchimento do campo. Caso o País não seja Brasil, informar o documento conforme cadastro.

CNH: Informar o numero referente a CNH do colaborador.

Categoria CNH: Selecionar as opções conforme a categoria.

Validade CNH: Informar a data referente a validade da CNH

RG*: Inserir o RG do colaborador.

Órgão Expedidor: Inserir o Órgão Expedidor do RG do colaborador.

UF Órgão: Inserir o estado em que foi emitido o RG do colaborador.

Data Emissão: Inserir a data da emissão do RG do colaborador.

NIS: Inserir o número de inscrição do segurado – NIS, o qual pode ser o PIS, PASEP ou NIT.

CTPS: Inserir ira o número do registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Série: Inserir a série do registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

UF CTPS: Inserir a UF em que a carteira de trabalho foi emitida.

  • Contato:

Telefone Fixo: Inserir o telefone fixo do colaborador, caso houver.

Telefone Celular: Inserir o celular do colaborador, caso houver.

E-mail: Inserir o e-mail da pessoa. Não pode ter e-mails repetidos dentro do cadastro de pessoas.

Campo e-mail será obrigatório quando a opção possui usuário estiver marcada


CEP: Inserir o CEP da localização do colaborador. O CEP deve ser válido de acordo com a base de CEPs. Após inserir, é necessário clicar no botão ‘Pesquisar’, os campos de endereço, cidade e estado são preenchidos automaticamente.

Cidade: ao inserir o CEP a cidade é informada automaticamente.

Estado: ao inserir o CEP o Estado é informado automaticamente.

Endereço: a inserção do endereço é realizada de forma automática a partir do CEP, e pode ser alterada manualmente.


  • Dados Empresa:

Matrícula*: Informar uma matrícula, com no máximo 30 caracteres, podendo conter caracteres numéricos ou alfanuméricos. Recomendamos usar a mesma matricula que foi usada nos eventos de admissão pelo RH, este campo vai compor os eventos de eSocial. 

Matrícula eSocialSe sua base possuir este campo, informar a matricula usada nos eventos de admissão pelo RH, este campo vai compor os eventos de eSocial.

Usuário: Campo bloqueado por padrão, se a base é SSO informar o email que será usado para acesso, após salvar o campo será bloqueado e não será mais possível alterar por tela.

Admissão*: Informar a data da contratação do colaborador.

Demissão: Informar apenas quando a pessoa tiver sido demitida. 

Ao informar a data no campo 'Demissão' o sistema altera automaticamente o status do colaborador para inativo, caso seja preciso alterar para ativo novamente será necessário limpar o campo.


Líder: caso o colaborador possuir um líder direto, informe neste campo o líder do colaborador. Importante: neste campo serão exibidos apenas os usuários com a opção ‘Pode Liderar’ marcada no seu cadastro de pessoas.

Código de Integração: Informar o código da integração caso sua base utilize este processo.

Empresa (Nível1)*: Selecionar o nome da empresa que a pessoa está contratada. Dado consta na primeira hierarquia da empresa.

Área (Nível2) : Selecionar o nome da área que a pessoa está registrada. Dado consta na segunda hierarquia da empresa.

Setor (Nível3) : Selecionar o nome do setor que a pessoa está registrada. Dado consta na terceira hierarquia da empresa.

Cargo: Informar o nome do cargo que a pessoa está registrada. O cargo precisa estar inserido no cadastro de Cargos do Apollus.

CBO: Informar a Classificação Brasileira de Ocupações. Este dado precisa constar no cadastro do banco de dados do Apollus. Para que o sistema inicie a busca, é necessário digitar ao menos 4 números.

GHE: Selecionar o Grupo Homogêneo de Exposição que a pessoa está registrada. Dado precisa constar no cadastro de GHE do ambiente. Campo obrigatório para eventos de eSocial.

Função: Informar a função administrativa da estrutura organizacional da empresa (se o colaborador tem a atribuição de comando, chefia, coordenação, supervisão ou gerência). Quando inexistente a função, preencher NA – não aplicável.

Reg. Revezamento: Informar o regime de revezamento de trabalho. Para trabalhos em turnos ou escalas, especificar o tempo de trabalho e tempo de descanso.

Turno: Selecionar o turno que a pessoa está registrada. Dado precisa constar no cadastro de turnos do ambiente, vinculado à Empresa do colaborador.

Centro de Custo: Informar o centro de custo que a pessoa está registrada. O centro de custo deve estar cadastrado no Apollus, para que o sistema inicie a busca é necessário inserir pelo menos três letras.

Categoria Trabalhador: preencher este campo se o trabalhador tiver sido registrado como trabalhador sem vínculo de emprego/estatutário – TSVE.

Campo 'Categoria' só deve ser preenchido em cadastros que não possuem matricula informada para colaboradores que irão ter eventos eSocial.


Empresa: Informar o campo caso o registro seja de um terceiro e seja preciso identificar.

Tipo de Contratação: Informar os dados para complementar o cadastro, se necessário.

  • Opções adicionais:

Terceirizado: Selecionar se a pessoa consta como colaborador terceirizado da empresa.

Funcionário com vinculo: Selecionar se o colaborador consta como funcionário direto da empresa, nesta opção os eventos de eSocial informarão a matricula no XML.

Funcionário sem vinculo: Selecionar se o colaborador não possui vinculo com a empresa, nesta opção os eventos de eSocial informarão a categoria no XML. Ex.: Estagiários, diretores

Enviar ao eSocial: Manter a opção selecionada para que o sistema gere os eventos de eSocial, caso seja necessário.

Afastado: Selecionar se a pessoa consta como colaborador afastado da empresa, estes dados serão levados para os relatórios de pessoas.

Possui usuário: Selecionar esta opção sempre que o colaborador for um usuário do sistema.

Pode Liderar: Selecionar se o colaborador poderá também liderar demais colaboradores dentro do ambiente.

Ocultar Alteração de Senha: Selecionar a opção de ocultar a alteração de senha quando a regra for não realizar alterações desta informação de forma manual.


Usuário

Colaboradores que serão usuário do sistema precisam ter um cadastro de pessoas com status 'ATIVO', e-mail informado e opção de possui usuário selecionada. Ao salvar o registro o sistema envia os dados de acesso automaticamente, caso o cadastro já esteja salvo e você realize uma edição, será necessário ir na tela de login e recuperar a senha, lembre de usar sempre o mesmo e-mail que está informado no registro.


Integração

Clientes que usam integração com outros sistemas de RH, em caso de alteração de dados é necessário identificar qual o sistema principal para que ao rodar a integração os dados ajustados não sejam perdidos. Em caso de divergência de informação identifique quem é o responsável pela integração na sua empresa para acionar a equipe correta de forma assertiva. 


Perguntas Frequentes:

Sistema não esta gerando evento S2240 para o funcionário

Sistema não aceita o CPF

Evento de eSocial esta mostrando erro de matricula

Sistema não envia dados de acesso 

Sistema não permite alterar um cadastro Inativo para Ativo

Sistema mostra os campos bloqueados para edição



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo